túnel aerodinâmico - определение. Что такое túnel aerodinâmico
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:     

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое túnel aerodinâmico - определение

Túnel aerodinâmico
  • <center>Túnel de vento na [[Alemanha]] em [[1935]].<center>

Túnel de vento         
Um túnel de vento é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. Consiste num duto de diâmetro apropriado (túnel) onde o ar entra (subsônico, supersônico ou hipersônico), flui pelo objeto testado, monitorado por uma bancada analítica do lado de fora, e sai empurrado por um enorme ventilador.
Túnel         
m.
Caminho ou passagem subterrânea.
(Ingl. "tunnel")
túnel         
sm (ingl tunel)
1 Passagem subterrânea através de montanhas, grandes aterros, ou por baixo de um rio.
2 Cavidade feita por certos insetos ou outros animais, tais como térmites, toupeiras etc.
3 Corredor estreito, fechado e pressurizado, pelo qual se comunicam dois compartimentos pressurizados (mantidos a uma pressão atmosférica quase normal) de um avião.
4 Náut Corredor fechado, no porão do navio, em que passa o veio da hélice
T. aerodinâmico: passagem semelhante a um túnel, através da qual se sopra ar a uma velocidade conhecida, para determinar os efeitos da pressão do vento sobre um objeto, tal como um modelo de avião ou míssil dirigido
T. submarino: o que passa por baixo de um braço de mar.

Википедия

Túnel de vento

Um túnel de vento é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. Consiste num duto de diâmetro apropriado (túnel) onde o ar entra (subsônico, supersônico ou hipersônico), flui pelo objeto testado, monitorado por uma bancada analítica do lado de fora, e sai empurrado por um enorme ventilador.

Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis.

É importante que o ar passe com velocidade controlada e atinja o objeto testado para as devidas análises - com ventos de proa sem turbulências, para não gerar vibrações indesejadas, porém há testes com turbulências propositadas. A dinâmica do escoamento do ar pela sua superfície é quem vai determinar a capacitação ou não do objeto.

As propriedades aerodinâmicas de um objeto podem não se manter para um modelo reduzido. No entanto, através da observação de certas regras de similitude, é possível obter uma correspondência bastante satisfatória entre o modelo e o objeto real. A escolha de parâmetros de semelhança depende do objetivo do teste mas as condições mais importantes a satisfazer são, normalmente:

  • Semelhança geométrica: todas as dimensões do modelo devem ser proporcionais ao objeto real;
  • Número de Mach: a razão entre a velocidade do ar e a velocidade do som local deve ser preservada (número de Mach idêntico num túnel de vento e no objeto real, regra geral, não corresponde a velocidades de ar iguais).
  • Número de Reynolds: a razão entre forças inerciais e viscosas deve ser mantida. Este parâmetro é difícil de satisfazer num modelo reduzido e têm levado ao desenvolvimento de túneis de vento pressurizados e/ou criogénicos onde a viscosidade do fluido de trabalho pode ser alterada para compensar a escala reduzida do modelo.

Nalguns casos particulares, existem outros parâmetros de semelhança que devem ser satisfeitos como, por exemplo, o Número de Froude.